sábado, 20 de dezembro de 2014

EU PROFETIZO????

Já faz alguns que vem se desenvolvendo um hábito entre as igrejas, o de usar a palavra "profetizo" como algo corriqueiro. Quando lemos a Bíblia podemos perceber que em milhares de anos não são muitos os profetas. Estes homens e mulheres que se pronunciam em nome de Deus não estão presentes em cada momento do povo da Bíblia. Entretanto, em nossos dias há uma abundância de profetas que é impressionante! Encontramos profetas como balinhas em distribuidores de doces. Como se explica isso? Será que Deus resolveu, como dizem, "levantar" profetas em abundância em nossos dias? E olha que me refiro ao Brasil apenas, que é o lugar onde vivo. Como será este fenômeno em nível mundial?
Ser profeta de acordo com os escritos da Bíblia é uma tarefa tremendamente responsável porque se traduz em transmitir aos homens aquilo que Deus está dizendo agora, para este tempo, para este momento da história, é ser a boca de Deus entre os homens. Percebem a carga de responsabilidade que pesa sobre qualquer um que se ponha nesta função? 
Todavia, as pessoas falam eu profetizo isso de maneira tão displicente que me arrepia, tão desprovidos de temor de Deus ou talvez até de conhecimentos que ignoram o peso de suas próprias palavras. Isto já ocorreu em Israel no A.T. quando a deixa era "peso da palavra do Senhor" e vejamos o que aconteceu. "O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor." Jeremias 23:28-32.
Se você que está lendo tem ao menos um pouco de temor, creio que está na hora de levar Deus a sério, profecia não brincadeira, por isso Jesus também disse: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5:37. Se você sabe o que Deus está dizendo diga, se não sabe fique em silêncio. Vale a advertência de Salomão: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras." Eclesiastes 5:2-3.
Muitas destas "profecias" são apenas desejo bons a respeito de outras pessoas, e isto é bom, porém, seus desejos ou os meus desejos não são profecias, então, rogue uma bênçãos de Deus sobre a pessoa e não minta dizendo que Deus disse o que na realidade é só um desejo de seu coração. Dizer "eu profetizo" exige de nós uma certeza de que Deus esteja falando, senão, seremos apenas falsos profetas.
Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Deuteronômio 18:20-22.  Quando, pois, te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é o peso do Senhor? Então lhe dirás: Este é o peso: Que vos deixarei, diz o Senhor.E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do Senhor, eu castigarei o tal homem e a sua casa. Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o Senhor? e que falou o Senhor? Mas nunca mais vos lembrareis do peso do Senhor; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus. Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o Senhor, e que falou o Senhor? Mas, porque dizeis: Peso do Senhor; assim o diz o Senhor: Porque dizeis esta palavra: Peso do Senhor, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do Senhor; Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais; E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida. Jeremias 23:33-40.
Que Deus nos abençoe! Quem tem ouvidos, ouça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário