segunda-feira, 7 de setembro de 2015

DEUS ESTÁ ESCREVENDO UMA NOVA HISTÓRIA?

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15

Uma Nova - História Fernandinho

Sai de tua tenda
Oh filho meu, e te mostrarei as estrelas do céu
Sai de tua tenda
Oh filho meu, e te mostrarei a areia do mar

Será que podes contar
Será que podes imaginar
Tudo aquilo que sonhei para ti filho meu
O que minhas mãos fizeram para ti,filho meu
Minha benção será sobre ti

Uma nova história Deus tem pra mim
Um novo tempo Deus tem pra mim
Tudo aquilo que perdido foi
Ouvirei de sua boca: "Te abençoarei!"

Muitas "igrejas" atualmente estão convidando as pessoas com a promessa de que Deus vai lhes escrever uma nova história. Será que realmente Deus escreve uma nova história?
Isaías diz que Deus afirma que habita na eternidade, Que implicações esta afirmação traz para nossa vida? Como podemos entender a amplitude desta afirmação em relação à minha e à tua vida? Vamos pensar?

Para começar precisamos entender o que seja temporalidade e eternidade.
Nós, seres humanos vivemos numa realidade temporal. Pensadores de todas as áreas já tentaram definir o tempo sem, contudo chegar a uma definição conclusiva. Entender o tempo parece fácil, porém não é. Então vou tentar defini-lo em relação a nós. o Tempo que conhecemos é contado em relação à rotação da terra em seu próprio eixo e em relação rotação da terra em torno do sol. Em relação ao seu eixo contamos os dias que dividimos em horas ou seja, a cada quinze graus que a terra gira em seu eixo contamos uma hora e está hora ainda dividimos em minutos, segundos, e outras frações de tempo. O tempo que ela leva para completar o giro em torno do sol chamamos ano o qual dividimos em estações, meses, semanas e dias. Nossas histórias são os fatos que ocorrem dentro do espaço tempo. Como temos a impressão de que os fatos de desenrolam de maneira linear organizamos os fatos cronologicamente (de acordo com a tempo transcorrido em ordem sucessiva) para que possamos nos entender. 
O tempo não tem a mesma relação com todos os seres do planeta. Há insetos por exemplo, que têm uma duração de apenas algumas horas, isto é, em algumas horas eles vivem uma história toda, nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Alguns micro organismos possuem uma existência ainda menor. Então, dizemos que se alguém vive 100 anos viveu muito, porém, para outros seres em nosso planeta alguns segundos equivaleriam a muitos anos comparados a nós.
Observemos o vídeo a seguir.
https://www.youtube.com/watch?v=5grSw3zaHXU
Se você gastou um tempinho vendo o vídeo, gostaria que prestasse atenção ao tempo em relação aos demais planetas e nossa galáxia. Pensemos: Deus, o Criador de tudo isso, que tamanho e poder teria? Estaria ele sujeito ao nosso tempo? Seguiria Ele nossa cronologia? Se sim, porque?
Pedro tenta explicar dizendo que para Deus um ano é como um dia (Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8), mas, ainda assim não seria seguir uma cronologia? 
Obviamente Pedro não está fazendo uma afirmação e sim uma comparação para dar uma ideia. 
Seguindo a afirmação do próprio Deus através de Isaías, Ele habita na eternidade. Como poderíamos definir a eternidade então? Eu costumo pensar em um presente contínuo. Quando Deus se revela a Moisés no Horebe Ele diz: E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.Êxodo 3:14. Com esta afirmação percebemos que Deus não está considerando o tempo linear, Ele está dizendo que Ele é, sem passado, sem presente, mas sim, Eterno. Deus não está sujeito ao tempo humano, Ele está fora dele porque Ele é o Senhor não apenas da Terra, mas de todo o universo com suas cronologias, porém, Senhor de todas elas e transcende a todas, não é influenciado por nenhuma, mas comanda a todas. Então, diante dele não há passado e nem futuro, tudo o que existe é, isto é, existe agora, como num holograma 3D, onde início e fim estão visíveis ao mesmo tempo, sem mistérios ou surpresas, sem improvisos.
Gostamos de afirmar que Deus está no comando, mas a maioria dos cristãos rejeitam o instrumento do comando, o fato de que Deus já escreveu sua e minha história na eternidade (E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,Efésios 1:5.  Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efésios1:11. Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4.). 
O Salmista também vê assim quando diz:  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. (Sl 139.6 RA). 
Deus não está sujeito ao nosso tempo porque Ele habita na eternidade e lá não há cronologia como aqui. Não há como mudar o que Deus escreveu a nosso respeito, porque se houvesse, nos tornaríamos senhores de Deus, Ele agiria conforme nossas ações, portanto estaria sujeito a nós, assim sendo, Ele não estaria no controle ou no comando e sim o ser humano. Dá pra perceber o tamanho de nossa arrogância então. Enquanto acreditarmos que nossas ações influenciam Deus, não creremos de fato que Ele comando, que Ele governa ou conduz a história, porque o estaremos submetendo às ações humanas. Desta forma nos tornaríamos deuses de Deus. Infelizmente, desde que os iluministas começaram a pregar o livre arbítrio e o mesmo foi abraçado por todas as instituições religiosas é isto que vemos, um Deus fraco, sujeito aos homens e que precisa de apologistas para o defender e agredir aqueles que não creem. Se não creem é porque Deus não se revelou a eles, portanto não posso agredir alguém que está impossibilitado de crer, é desumano. Sei que alguns dirão que Deus quer que todos se salvem. Ok, então Deus não tem poder pois sua vontade não pode ser realizada. Então dirão: é porque Deus respeita nosso livre arbítrio, seria Ele estúpido se concedesse tal poder a criaturas altamente corrompidas como nós e altamente destrutivas só pra depois ficar nos contendo. Lembremos que mesmo Jesus disse: E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure. Mateus 13:10-15. E ainda: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. João 6:65. E ainda: Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. João 17:12
Paulo escrevendo aos Romanos diz: Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:15-21
Em suma, Deus não está escrevendo histórias, Ele já as escreveu conforme seu plano eterno e nossas histórias estão na temporalidade, porém Deus habita na eternidade e não está sujeito ao nosso tempo e nem às nossas ações. Nascemos pra cumprir seus propósitos, mesmo os que não entendemos. Ele é o Oleiro e nós só vasos, cada qual com seu propósito, uns pra honra, outros pra desonra. Por que? Porque Ele é Deus. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário