quarta-feira, 22 de julho de 2015

NABUCODONOSOR - O TRIUNFALISMO

Já tenho dito que o que o ser humano tem de mais grandioso é a soberba, o espírito de grandeza advindo de sua ignorância de sua pequenez. Somos terrivelmente pequenos habitando um universo igualmente pequeno e temos a arrogância de acreditar que podemos mudar o mundo, transformar o mundo, gerir nossos destinos e realizar coisas fantásticas e maravilhosas. Este foi o espírito de Nabucodonosor. Quem foi ele?
Diz a Wikipedia: Nabucodonosor II, Nebucadrezar ou Nebucadnezar (na ortografia babilônia Nabu - kudur - uzur, Nebo, proteja a coroa! ou Nebo, proteja as fronteiras!) foi o filho e sucessor de Nabopolassar, rei da Babilônia que libertou o reino da Assíria e destruiu Nínive.1

Em uma inscrição, ele se chamava de o favorito de Nebo. Foi o mais poderoso rei da Babilônia.1

Ele se casou com uma filha de Ciáxares, unificando as dinastias da Babilônia e da Media.1

Após Neco II, faraó do Egito, haver derrotado os Assírios em Carquêmis, as províncias da Síria que estavam sob controle dos assírios passaram ao controle egípcio, enquanto que as demais províncias assírias foram divididas entre os medos e os babilônios;Nabopolassar, porém, pretendia conquistar a Síria, e lutou contra Neco, em Carquêmis, derrotou os egípcios, e conquistou a Síria e a Israel.

Nabucodonosor também conquistou a Israel (este território ainda não tinha recebido o nome de Palestina), tomou Jerusalém, e levou judeus cativos para a Babilônia, inclusive o profeta Daniel. Em 598 a.C., após a revolta de Joaquim de Judá, que tinha o apoio do faraó Neco, Nabucodonosor o derrota. Nabucodonosor derrota os judeus uma terceira vez, e leva cativo o rei Jeconias de Judá em 597 a.C. Na última revolta, de Zedequias, Nabucodonosor arrasa Jerusalém (586 a.C.), fura os olhos de Zedequias e o deixa prisioneiro por toda a vida.1

Nabucodonosor também lutou, no trigésimo ano de seu reinado, contra Amósis II, faraó do Egito.1

Ele reconstruiu e adornou a Babilônia com canais, aquedutos e reservatórios. De acordo com o Easton's Bible Dictionary, 9/10 dos tijolos das ruínas da Babilônia, e 19/20 das demais ruínas, contém o nome de Nabucodonosor inscrito nelas. Ele provavelmente construiu ou reformou toda cidade ou templo no seu país. 1

Ele reinou sobre o maior reino jamais visto na Terra, e tinha o título de "reis dos reis".1

No final de sua vida, após haver punido os judeus, jogando-os na fornalha ardente, Nabucodonosor sofreu de uma doença mental, com sintomas parecidos com a licantropia. Ele sobreviveu à loucura, e morreu em c. 562 a.C., aos oitenta e três ou oitenta e quatro anos de idade, após haver reinado por quarenta e três anos, e foi sucedido por seu filho Evil-Merodaque.1

Seus sucessores tiveram reinados breves. Evil-Merodaque reinou por dois anos, foi sucedido por Neriglissar (559 - 555), este porNabonido (555 - 538) em cujo reinado a Babilônia foi conquistada por Ciro, o Grande.1

Este é o rei. Talvez o fato que o leitor da Bíblia vá se lembrar com mais facilidade seja o período de sua loucura. Este relato se encontra no livro de Daniel capítulo 4. Segundo o texto Deus o havia advertido quanto à sua arrogância através de sonho, porém, Nabucodonosor não resistiu e contemplando seu império se exaltou e como lhe fora dito imediatamente lhe sobreveio a loucura e se portava como animal e fora pastar e permaneceu por sete anos nesta situação.
A exemplo de Nabucodonosor podemos perceber um comportamento semelhante em muitos líderes religiosos, artistas gospel e mesmo entre membros de igrejas de vários seguimentos. Um espírito de auto exaltação baseado na santidade e capacidade de realizações de cada um. Não estou escrevendo aqui como apenas crítica, mas como análise da situação a até como advertência para que possamos estar alertas e evitar o mesmo caminho.
O fato mais recente foi o do Thales Roberto afirmando ter mais capacidade do que todos os outros cantores gospel juntos, ser mais rico do que todos juntos, afirmações estas que depois reforçada chamando os que o criticaram de fariseus e por fim postou um vídeo pedindo desculpas aos irmãos por ter se expressado mal e que não pretendia ofender ninguém. Mas ele é só mais um entre tantos. Silas Malafaia e seus espasmos de "santidade" diante de uma geração pecaminosa, Cláudio Duarte afirmando que os pastores o chamam pra falar sobre casamento porque não têm moral pra falar sobre o assunto, isto é, ele é mais santo do que os que o chamam, e assim por diante. Porém, todos caímos nesta armadilha quando nos comparamos a outros. Podemos julgar? Sim. Não só podemos como devemos conforme está escrito em 1 Co 6.1-5. Jesus nos manda julgar segundo a reta justiça (Jo 7.24). E como faço isto? Simples, segundo a justiça de Deus e não a nossa. Quando me incluo no julgamento, quando me proponho a ser régua que mede as ações de outro não estou julgando segundo a justiça de Deus e sim segundo a minha própria justiça e isto é tolice porque a Bíblia diz que não há um justo sequer (Rm. 3.9-20). Não sou justo, você não é justo e ninguém o é. Então não devemos medir os outros através de nós.
Mas como se chega a isto? Quando começo a crer que existem crentes melhores e piores. Somos todos iguais, crentes e descrentes, por isso necessitamos da graça de Deus que não leva em consideração a justiça e sim a misericórdia. Entender a graça de Deus é entender que n]ão podemos agradar a Deus de maneira nenhuma, que não podemos obter o favor de Deus por nossos méritos, que não podemos manipulá-LO em nosso favor e nem em favor de outros. Que Deus age movido por sua graça apenas, não vem das obras para que ninguém se glorie (Ef. 2.9). Músicas que dizem que Deus faz isso ou aquilo porque somos fiéis são um tremendo equívoco, somente um grande engano ou até mesmo um tremendo ato de arrogância de nossa parte. É rejeitar a graça de Deus em detrimento de obras meritórias. Certo cantor diz: vamos surpreender Deus. Ou é muito arrogante ou muito ingênuo, como podemos surpreender alguém que é onisciente (que conhece todas as coisas em todo tempo e lugar). Para Deus não existe futuro, ele habita na eternidade, tudo é presente para ele. Para Deus não vamos realizar nada, estamos realizando. Não há como surpreendê-lo. Ele tudo sabe, ele também é onipresente (está presente em todos os lugares ao mesmo tempo) então, ele está vendo está assistindo tudo, está presente o tempo todo. Precisamos deixar de lado este pensamento pequeno sobre quem é Deus. Este conceito tão tacanho que assemelha Deus aos seres humanos e entender que ele é incomensuravelmente maior do que nossa mente pequena possa entender. Por isso Paulo exclamou:
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:33-36.
Então, a nós só resta seguir o caminho da humildade sabendo que somente Deus sabe todas as coisas e sem sua sabedoria nos presenteou com sua graça e que não somos melhores, nem mais santos, nem mais merecedores das bênçãos de Deus que outros, mas é Ele quem nos conduz de acordo com seus planos eternos, conforme sua própria vontade. "A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele  também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:2-14.
Que Deus nos abençoe e nos ajude nesta caminhada. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário