sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PORQUE SENHOR, PORQUE?

Uma amiga e aluna perdeu o marido ontem. Ela ficou com dois filhos e muita, muita dor. Dava pra ver em seu olhar uma dor que corta a alma de qualquer um. Nestas horas vem a pergunta: Porque Senhor, porque?
Tudo estava caminhando muito bem na vida dela, trabalho, família, saúde, porém, repentinamente tudo muda. Seu desejo de cantar estava se realizando, ela havia se apresentado em alguns lugares no final de semana e não podia imaginar uma mudança tão drástica e tão repentina. Tudo isso deságua numa dor e uma sensação terrível de vazio. De uma perda irreparável.
Muitas, milhares de pessoas nesta situação se revoltam contra Deus, não conseguem entender como Deus possa ser um ser bondoso se está lhe tirando uma pessoa tão preciosa. Quando aceitam os planos de Deus, o fazem como um remédio amargo que não se pode evitar, como uma imposição divina a qual não resta outra alternativa senão aceitar. Neste caso acabam por ter em Deus o algoz em quem buscam apoio pra continuar.
A dor é um sentimento terrível em certos graus. Quando ultrapassam nossas forças trazem consigo um desejo de morte, parece que só ela poderia aliviar-nos. A maioria dos suicidas não desejavam morrer e sim livrar-se da dor, daquela tortura constante, diante da qual eles se sentiam impotentes, sem a menor condição de reagir, de superar.
Quando penso na dor, logo penso numa pessoa da Bíblia cuja vida reflete dor e sofrimento, mas que ainda assim conseguiu com a graça de Deus superar e recomeçar: Jó.
Para quem não conhece o livro de Jó foi, possivelmente o primeiro livro da Bíblia a ser escrito. Ele conta a história de um homem que habitava a Terra de Uz, alguns estudiosos dizem que também pode ser Terra de Oz (Leste). Este homem passou em um curto espaço de tempo muitas e terríveis perdas. Em um só dia, em questão de minutos perdeu seus bens e seus filhos. A atitude dele foi:"E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." Jó 1:21-22.
A teologia classificou o livro de Jó como poético porque como poesia fica lindo o texto, mas como fatos reais é simplesmente terrível. Imagine que perder um só filho nos corrói a alma; nos abate até o pó, imagine todos os filhos e filhas em alguns instantes. É inimaginável uma atitude destas. Quando uma dor tão terrível nos atinge só pensamos naquela pergunta que não cessa: porque Senhor?
Não percebemos o que falamos porque a dor nos impede mas esta é uma atitude de arrogância, aceitamos as perdas de milhões de pessoas todos os dias, mas não aceitamos as nossas. Julgamo-nos intocáveis, cremos que os males do mundo podem acontecer com todos, mas não conosco. A mairia das pessoas vitimizadas por acidentes ou ataques violentos se pergunta: porque eu? Ou acaba por se expressar: nunca imaginei que aconteceria tal coisa comigo! Mas, meu amigo e irmão, somos humanos e tudo pode nos acontecer igual acontece com os outros. Diz o texto de Eclesiastes: "Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento." Eclesiastes 9:2. Sei que você está farto de ouvir em músicas evangélicas que dizem que porque você serve a Deus, porque você é fiel, porque você se consagra, Deus não vai deixar que nada de mal lhe aconteça. Sinto muito, estão mentindo pra você, ou o texto bíblico mente. Já nascemos com prazo de validade e uma história escrita por Deus: "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas  profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!" Salmos 139:14-17. Deus nos formou e escreveu uma história e esta história termina no tempo de Deus. Ele sabe o que está fazendo.
Jó sofreu muitas outras dores ainda, até que finalmente pediu respostas a Deus. Deus não fez questão de dar respostas, Jó, porém, sarou de corpo e alma quando confiou plenamente no Deus que se revelou a ele. Esta é a cura, fé incondicional na sabedoria e amor de Deus. Veja o que disse João: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1 João 5:4. Se confiamos incondicionalmente a nossa dor pode ficar lá dentro, entretanto, não seremos abatidos, não nos renderemos à depressão emocional, ao medo, à angústia ou desespero porque saberemos que Deus sabe o que faz e cada um de nós está cumprindo nossa parte em seu plano. Poderíamos nem mesmo existir e só por existir, ainda que com dores, somos abençoados.
Vamos entregar nossas dores a Ele, vamos confiar em sua infinita sabedoria e amor e Ele sarará nossas almas para continuarmos até que nos encontremos novamente com nossos amados.
que Deus guarde e console nossos corações com seu amor! Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário