sábado, 21 de fevereiro de 2015

VOCÊ CONHECE CRISTO?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:16-17.

Sem a teologia, você não pode conhecer a Deus — literal e espiritualmente. Fonte : http://cristianismoemfoco.com.br/pode-alguem-servir-a-deus-e-a-teologia/#comment-2

Deus havia criado todas as coisas e tudo estava em paz até que um fato mudaria tudo. Diz o livro de Gênesis que uma serpente se apresentou a Eva e a convenceu a comer o fruto do conhecimento do bem e do mal que se encontrava no meio do Jardim que Deus tinha criado e colocado ali a raça humana para cultivar e cuidar dos animais. Alguns pensam que trabalhar é castigo, não é não, pode trabalhar à vontade que não faz mal. Podemos perceber que o trabalho foi criado antes do pecado, portanto, não é um castigo, ok?
Algumas crenças pagãs também falam de fruto do pecado e é daí que vem a maçã, ou o conceito de que a fruta fosse o sexo e outras ideias de mesmo fundo. Entretanto o texto é claro, era o fruto do conhecimento do bem e do mal. Em outras palavras, o homem começou a pensar por si, a tirar conclusões, a questionar, a buscar respostas sem nem mesmo haver perguntas. E daí? Ele cria as perguntas para serem respondidas. O saber trouxe ao ser humano a inquietação, a ansiedade, o desejo de poder, de sujeitar seu semelhante tendo por ferramenta o conhecimento, como diz o ditado: quem tem o conhecimento detêm o poder.
Desde tempos imemoriais tem sido assim, aqueles que comendam são sempre dois grupos, os políticos e os religiosos. Antes do cristianismo existiram muitas religiões e o cristianismo institucional preserva muito destas religiões, dentre elas a hierarquia (um sistema de governo) e para que se governe tem que ser um clérigo (alguém investido de autoridade). A palavra "clero" quer dizer: alguém que foi iniciado em alguma crença e portanto está inserido, está por dentro. O termo designa alguém que por estar por dentro, portanto alguém que detêm as informações necessárias, têm por direito a autoridade sobre as "leigas" (que estão por fora). Estas crenças têm em sua origem alguém que sabe como lidar com as divindades. Indo ao início, os seres humanos criaram para si divindades (deuses ou espíritos que exercem poder sobre o mundo dos humanos). Em grande parte destas crenças, estes deuses puros, o que hoje em dia dizem que possuem energia boa, ou então, são muito malignos. De uma forma ou de outra precisam de pessoas que intermedeiem a relação com eles. Estas pessoas foram denominadas pelas religiões por vários nomes: sacerdote ou sacerdotisa, gurus, budas(iluminados), xamãs, bruxos, druidas, feiticeiros, pajés, etc. conforme a religião de cada um. Estes indivíduos percebendo que possuíam grande poder na comunidade criaram classes exclusivas que podiam ser hereditárias (cultivadas apenas dentro das mesmas famílias) ou por iniciação (passariam por um aprendizado tendo certos rituais a cumprir). As pessoas que passavam por esta iniciação se tornavam clérigos e as pessoas que não fossem iniciadas mas quisessem ajudar seriam as leigas.
O cristianismo institucional herdou este modelo do catolicismo romano que preserva todas estas crenças. Ele preservou todos os deuses chamando-os de santos. Basta conferir as habilidades espirituais de alguns. São Cristóvão por exemplo é na verdade o deus Mercúrio do panteão romano que por sua vez foi incorporado do panteão grego no qual se chamava Hermes, ambos protetor dos viajantes. Assim como Mercúrio foi desconsiderado pelos pagãos romanos por não ser de origem romana, São Cristóvão teve o mesmo tratamento pela igreja católica pelo mesmo motivo. A Maria "mãe de Deus" (claro que a afirmação de uma mãe de Deus é absurda, se ele tivesse mãe não poderia ser o princípio e o fim, ela seria o princípio) tem uma vasta ligação com as culturas antigas. Pretendeu-se fundir nela a personificação de todas as deusas antigas: Gaia, a deusa tríplice, Vênus, Afrodite, etc. Daí que ela recebe tantos nomes diferentes devido à influência de sua origem pagã.
Bom, para ser um sacerdote ou outro termo que valha o indivíduo precisava ser iniciado, isto é, assumir uma aliança com o deus a quem servia e esta aliança tinha que se tornar pública de alguma maneira. Algumas vertentes dos wiccas dizem aceitar a auto iniciação, o mago pode fazer seus rituais de iniciação sozinho. Uma vez iniciado começa-se então uma caminhada rumo ao aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Dentre estes rituais encontra-se também a palavra batismo, que não é uma prática apenas cristã. Dentre os cristãos, os interessados em ser sacerdotes se iniciam através do seminário, tradição também recebida do catolicismo. Presume-se que apenas aqueles que estudaram em um seminário possuem conhecimentos suficientes para ser um sacerdote de qualidade. A matéria do seminário é a teologia (thoes=deus + logia=estudo). Então a teologia é o estudo de Deus. A mim parece um termo completamente absurdo, me parece o plâncton tentando decifrar o mar. Desculpem aí os que amam a teologia, mas me soa extremamente arrogante, e infelizmente, a maioria dos teólogos seguem o caminho da arrogância, se mostram os donos da verdade e parecem possuir um prazer profundo em disputar na habilidade de argumentar, de impor suas verdades. Fazem afirmações presunçosas de quem é Deus, como ele age, o que lhe é aceitável ou não, e parecem deter o monopólio das verdades de Deus.
Em contraponto disto aparece Jesus. Começa a falar de coisas diferentes, ensinar coisas diferentes e quando resolve escolher auxiliares escolhe doze homens dos menos cultos. Desprezados pela estrutura religiosa de sua época conforme registrado em Atos: Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Atos 4:13.
Jesus não criou seminários, nunca disse que era necessário ser letrado, acadêmico para entender sua mensagem, pelo contrário, ele censurou gravemente os religiosos de sua época que confiavam em seus conhecimentos. Jesus disse que a verdade seria revelada pelo Paracleto que seria enviado depois que subisse ao céu. Ele veio no dia de pentecostes e não mais voltou para o céu porque Jesus disse que ele estaria com sua igreja para guiar, ensinar, proteger e orientar, no entanto, os religiosos estão lhe usurpando as funções e entregando a profissionais do evangelho que possuam graduação em teologia, ou não em muitos outros casos. O que chamam de igreja é na verdade uma empresa que tem metas de crescimento geográfico, financeiro e de pessoas. Falam que a Bíblia é a palavra de Deus mas pregam apenas temas que ajudem a aumentar a clientela. Na grande maioria das igrejas de hoje estudam a teologia mas nem mesmo os princípios da teologia são aplicados porque reina uma certa pregação alegórica que é tudo, menos pregação autentica da Bíblia.
Em suma, não creio que a teologia possa aproximar quem quer que seja de Deus, ela não existe com este propósito, ela existe com o propósito de fazer prosélitos, de obrigar cada membro a olhar para onde os líderes querem que olhem. Tem o propósito de manter o rebanho sujeito aos líderes e convictos que estão sujeitos a Deus.
Para se conhecer a Deus precisamos é da orientação do Espírito Santo. Precisamos conhecer o Espírito Santo porque é Ele quem revela Cristo e Deus: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13  Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. João 15:26. Se a Bíblia é a palavra de Deus, é isso que ela diz, não faz nenhuma referência a teologia como meio de saber a verdade, de conhecer a Deus ou seus ensinos. Se queremos mesmo saber quem é Jesus precisamos entender que só o Espírito Santo pode nos revelar ou então Jesus mentiu.
Que Deus, através de seu Espírito nos dê entendimento para crescer na graça. Quem tem ouvidos ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário