sábado, 16 de maio de 2015

ESTE É O ANO DA RESTITUIÇÃO?

Restitui - Ministério Toque No Altar

Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que este é teu fim
Não é o que Deus planejou
Levante-se do chão erga um clamor

Restitui, eu quero de volta o que é meu
Sara me, e põe teu azeite em minha dor
Restitui, e leva me às águas tranquilas
Lava-me, e refrigera minh'alma
Restitui

Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que esse é teu fim
Não é o que deus planejou
Levante-do chão erga um clamor

Restitui, eu quero de volta o que é meu....

E o tempo que roubado foi
Não poderá se comparar
A tudo aquilo que o senhor
Tem preparado ao que clamar
Creia por que o poder de um clamor pode ressuscitar

Restitui... eu quero de volta o que é meu...

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Jó 1:21

Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão. Eclesiastes 5:15

De onde nos vem esta ideia de que possuímos coisas que perdemos e que Deus, por algum motivo, agendou ou agendará um período de restituição? O que realmente temos, ou ainda, o que realmente perdemos? 
No livro: "Quem mexeu no meu queijo" o autor se dedica a nos demonstrar que não temos nada, que nossa mente nos convence que temos por crenças, sensações e regulamentações, porém, nada nos pertence, apenas podemos usar coisas que estão ao nosso alcance enquanto estão ao nosso alcance e de um momento para o outro, por forças alheias às nossas não mais estarão, então preciso ser hábil para me mover em direção às mudanças, para superar os obstáculos e continuar caminhando. Percebo que ele conseguiu ver o que de fato nos envolve, só temos nossos corpos, e, creio eu, que nem nossos corpos nos pertençam porque não morremos quando queremos, não somos nós quem decidimos quando morrer, porque se assim fosse, a grande maioria da população humana jamais morreria.
Creio que nossa vida é uma dádiva que já vem com prazo de validade, porque a coisa mais certa de todas é que morreremos, só não sabemos quando será. Então, acreditar que possuímos livre arbítrio pode nos dar a sensação de que temos poder, mas não passa de arrogância de nossa parte. Somos só uma partícula ínfima do universo, que presunçosamente acha que possui poder para mudá-lo, ou ainda mais arrogantemente, manipular seu Criador.
Percebemos uma tendência dentro dos movimentos evangélicos que crescem de pensar que possuímos coisas (casas, carros, empresas, pessoas, etc.) e que por algum motivos os perdemos e que se fizermos algumas coisas Deus nos restituirá. Deus não nos deve nada e nem tínhamos nada pra perder. Deus é o dono do universo e nem adianta ficar dizendo que porque meu Pai é o dono do ouro e da prata ele vai entregá-los a mim. Nós passamos mas estas coisas permanecem e só Deus permanece mais do que elas e portanto continuará exercendo Seu poder sobre tudo para que se cumpram seus planos. Ele nada tem a nos restituir, porque nada nos deve. Ele nos dará tudo quanto seja necessário para realizar Seus planos eternos, nada mais e nem a menos, Ele rege o universo porque Ele o criou com propósito. Não consigo entender estes propósitos? E daí, sou pequeno demais na imensidão do universo e não preciso entender mais do que me é possível, preciso apenas aceitar minha pequenez e descansar na convicção de que minha vida, apesar de ínfima, é parte de um plano extraordinário de uma pessoa igualmente extraordinária que me inseriu em um universo e um plano incomparavelmente maior do que eu.
Não estou esperando nenhuma restituição, apenas estou vivendo agradecido os momentos que Deus me concede. Estes momentos têm muitos tons. Tons vibrantes, cinzas, escuros, multicoloridos, porém, todos vindos de Deus. Esta era a certeza de Jó, tudo quanto recebia vinha das mãos de Deus. Não foi Satanás por si mesmo quem lhe trouxera sofrimentos, mas Deus o produzirá através de Satanás. Basta observar que quem menciona seu nome primeiro foi Deus. Foi Deus quem envolveu Satanás na vida de Jó. Alguém diria: nossa, sua visão sobre Deus é muito ruim. Ruim porque? Porque Jó sofreu? Todos sofremos, e sofremos muito mais porque rejeitamos o governo de Deus, porque acreditamos que a única maneira de Deus ser bom é nos poupando de dores sofrimentos, enquanto nós nos achamos bons mesmo infligindo dor e sofrimentos às outras criaturas que nos cercam. Matamos por esporte, por medo, por que nos incomodam, porque nos "fazem mal", porque desejamos suas carnes e nos ofendemos contra Deus se também morremos. Quanta arrogância e presunção! Deus nos permite usar coisas enquanto aqui estamos, não nos pertencem, são todas dele, portanto Ele não tem nada a nos restituir.
Ainda tem a arrogância de pregadores e cantores que agendam o dia, mês ou ano que Deus fará as restituições. Eles contam com pessoas manipuláveis que se rendem aos seus argumentos presunçosos que lotam igrejas e eventos em busca de bênçãos materiais que lhes confiram créditos para continuar lesando os bolsos e a consciência enquanto enriquecem às custas do nome de Jesus, porém, cada qual cumpre seu propósito no grande plano do "Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal." Provérbios 16:4.
Quanto a mim e a você, se quisermos realmente caminhar com Deus, rendamo-nos ao seu plano eterno e desfrutemos do descanso que há em Cristo, usufruindo de tudo quanto Deus nos entregar e aceitando alegremente ou mesmo com dor tudo quanto ele levar de nós, sabendo que assim ele está realizando seu plano e minha vida está sujeita a Ele em todos os sentidos. Louvado seja Deus para sempre. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário