quinta-feira, 7 de maio de 2015

VOCÊ É DO BEM OU DO MAL?





Bem Ou Mal - Banda e Voz

Compositor: (marcos Brito)


A vida oferece muitas coisas
É sempre bem difícil escolher
O complicado é perceber na hora
Qual o caminho certo a percorrer.

Hoje tudo é permitido, tudo é certo
Tudo é bom ( é o que dizem por aí )
Nada mais é proibido. Todos querem ter
Razão.

Preciso te dizer uma verdade
A aparência pode enganar
O que parece feio é que é o bonito
O bonito não tem nada pra mostrar.

Só existem dois caminhos
Um é certo o outro não
Um é porta para a vida
Outro traz a perdição.

Anda logo faz a escolha certa
Vem pro lado onde Deus quer ver você
Sai desse caminho que só traz o mal
Vem pra perto de Jesus
Pra poder viver.

Se você não está do lado do bem
Você só pode estar do outro lado
O lado do mal.





Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Isaías 45.7.

Bem e mal, dois conceitos que influenciam profundamente o comportamento humano. Estes princípios são responsáveis por quase tudo no que se refere ao modo de vida de uma sociedade. Neles se baseiam a moral, a ética, a educação, as leis, etc.

Há quem divida a humanidade em dois grupos: o do mal e do bem. Parece simples, porém não é, uma vez que estes conceitos são relativos por não ser um conceito derivado de ciências exatas, mas de humanas impossibilitando definir com exatidão o que seria o bem e o que seria mal. Aristóteles afirma que o fim da filosofia é conduzir o ser humano no bom, no belo e no virtuoso. Entretanto, cada cultura tem sua perspectiva sobre o assunto, o que é aceitável para muçulmanos radicais não é para os mais flexíveis, o que é certo para marxistas não é para capitalistas e nem para anarquistas e assim por diante.




De onde vem este conceito então? Do MANIQUEÍSMO. O que é maniqueísmo?

O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.
História[editar | editar código-fonte]


O seu fundador foi o profeta persa Mani (ou Manés) e as suas ideias sincretizavam elementos do zoroastrismo, do hinduísmo, do budismo, do judaísmo e do cristianismo. Desse modo, Mani considerava Zoroastro, Buda e Jesus como "pais da Justiça", e pretendia, através de uma revelação divina, purificar e superar as mensagens individuais de cada um deles, anunciando uma verdade completa.Quando o gnosticismo primitivo já perdia a sua influência no mundo greco-romano, surgiu na Babilônia e na Pérsia, no século III, uma nova vertente, o maniqueísmo.

Conforme as suas ideias, a fusão dos dois elementos primordiais, o reino da luz e o reino das trevas, teria originado o mundo material, essencialmente mau. Para redimir os homens de sua existência imperfeita, os "pais da Justiça" haviam vindo à Terra, mas como a mensagem deles havia sido corrompida, Mani viera a fim de completar a missão deles, como o Paráclito prometido por Cristo, e trouxera segredos para a purificação da luz, apenas destinados aos eleitos que praticassem uma rigorosa vida ascética. Os impuros, no máximo podiam vir a ser catecúmenos e ouvintes, obrigados apenas à observância dos dez mandamentos (citados abaixo).

As ideias maniqueístas espalharam-se desde as fronteiras com a China até ao Norte d'África. Mani acabou crucificado no final do século III, e os seus adeptos sofreram perseguições na Babilônia e no Império Romano, neste último nomeadamente sob o governo do Imperador Diocleciano e, posteriormente, os imperadores cristãos. Apesar da igreja ter condenado esta doutrina como herética em diversos sínodos desde o século IV, ela permaneceu viva até à Idade Média.

Agostinho de Hipona foi adepto do maniqueísmo até se decidir de vez pelo cristianismo. (Wikipédia)

Por mais que se negue, todas as vertentes do cristianismo institucional se orienta pelo maniqueísmo. Mesmo aquelas que teologicamente negam o maniqueísmo o propagam em seus púlpitos quando ensinam que há uma luta entre o bem e o mal. Quando dizem que há dois animais lutando dentro de você e vencerá aquele que você alimentar. Que o Diabo está lutando com Deus a respeito de alguma coisa. Deus está numa batalha pelo domínio de nada, Ele é onipotente, isto é, ele tem todo o poder sobre tudo o que há no universo. Nada, absolutamente nada no universo está isento da ação poderosa de Deus. Cada carga de energia do universo está sujeito à ordenança de Deus. Ele governa absolutamente tudo o que existe porque seria absurdo ele dar a quem quer que seja poder para gerir Sua criação.


Já que este pensamento nem é cristão, porque ele é tão difundido no meio cristão. Simples, ele é essencial para a manutenção do humanismo como filosofia de vida que é sistema de pensamento predominante em todos os âmbitos da vida social do ser humano. O maniqueísmo é a essência do livre arbítrio. Sem ele não há a necessidade de tomar decisões e sim um descansar na vontade de Deus, o que segundo os humanistas é comodismo. Para o pensamento assim programado, aceitar é um ato de negligência e estar vivo demanda tomar decisões. Tudo bem, às vezes parece que tomamos decisões, mas nunca pensamos no porque de tomarmos nossas decisões. Eu entendo que tomamos decisões impulsionados pela história previamente escrita por Deus, para cumprirmos seu plano eterno que é imensuravelmente maior do que nós, assim como o universo o é.


Outra razão pela qual este pensamento é tão poderoso entre os seres humanos e também entre cristãos é o fato de que ele serve à qualquer tipo de doutrinação. Com ele podemos programar pessoas para que respondam às nossas vontades. Assim como num computador que funciona com um código binário, todo ser humano com este pensamento é facilmente manipulável. Posso convencer alguém que o que estou propondo é bom, é a única decisão certa a tomar e se ele diz sim se sente uma pessoa boa e parte da proposta se responder não se torna uma pessoa convencida de que é má, ou tomou uma má decisão, então a doutrinação é oferecer os parâmetros do certo e errado, bom e mau para que outros sigam e se consigo incutir tais convicções em um grupo de pessoas eles cuidarão para que o grupo cresça doutrinando outros. Por esta razão existem tantas denominações assim como existem tantos grupos políticos, sociais e até países e nações, resultados da doutrinação baseado no princípio do bem e do mal.


Crer de fato em Deus ou em Cristo nos liberta desta cadeia. Eu posso viver em paz minha vida porque sei que Deus tem um plano pra ela que não vai mudar de forma alguma porque não há bem que eu faça que o convença a mudar seus planos, porque não somos capazes de fazer nada bom como já afirmara Isaías: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6.


Eu não posso agradar a Deus porque ele me fez com um propósito (O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4) e não sou um ato de improviso da mãe natureza e nem de um Deus que aguarda pelas minhas decisões para depois tomar as suas. Ele me projetou e mais do que isso, ele escreveu minha história antes que o mundo existisse (Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Sl. 139.16, Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Efésios 1:3-6). Portanto, posso descansar na soberania de Deus, posso viver minha em paz e aceitar sua vontade, porque creio como Paulo que disse: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2). A vontade d'Ele é imutável e é boa, nós é que somos maus e não podemos compreender sua bondade. Mas, se quisermos viver em paz e descansar, basta aceitar o governo soberano de Deus e descansar nesta vontade, boa perfeita e agradável. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário