quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ONDE SE LOCALIZA O TEMPLO DO SENHOR

Em nossa cultura "cristã", seja evangélica ou católica o templo é o centro da religiosidade. São tantos templos que confundem qualquer cristão. Alguém já se perguntou o que é templo, de onde vem, como surgiram os primeiros, que conexão tem com cristianismo?
Segundo o livro "A Cidade Antiga", o templo foi primeiramente o túmulo dos heróis e o altar era aquela parte em cima do túmulo, ou aquela parte que ficava acima do túmulo do lado da cabeça morto, onde eram feitas as oferendas. Depois começaram a erguer pequenas construções sobre o túmulo, o que hoje se denomina jazigo. Entre as oferendas estavam os alimentos, roupas, armas e até pessoas (escravos, serviçais e esposas) para os mortos.Quando os judeus saíram do Egito eles deveriam entrar na terra da promessa em poucos dias e não havia nada sobre templo.Havia uma terra e um povo. Este povo se rebelou, foi pro deserto continuou rebelde e adorou um bezerro como aprendeu entre os egipcios. Resultado, Deus mandou Moisés erguer o Tabernáculo, um templo móvel com o objetivo de unificar o povo. Entretanto, como era só um Deus para um povo, considerando que este Deus é único, e que estavam construindo uma casa para ele, esta casa é única. O povo judeu sempre reconheceu um único templo como casa de Deus, o templo de Jerusalém que teve sua origem no tabernáculo.
Hoje, qualquer um abre uma portinha escreve na parede e tem um templo. Parece brincadeira diante da seriedade que foi o templo de Jerusalém. Aquele templo foi construído de acordo com a prescrições do próprio Deus, não foi uma aventura de Moisés. Não foi resultado de uma briga com Aarão ou Miriã disputando quem vai mandar no templo. Mesmo por que sabiam que há um único Deus e mora numa única casa. Não ousariam construir de própria vontade um templo pra Deus, basta lembrar que os filhos de Aarão foram consumidos pelo fogo do altar por muito menos. Eles sabiam que uma casa para Deus é coisa séria, não essa bagunça generalizada que chamam de templo.
O Cristianismo não tinha templo até que a mãe de Constantino ergueu o primeiro templo em 367 d.C.. Cristo jamais falou sobre templos cristão, os apóstolos também não. Tanto Cristo quanto os   apóstolos ensinaram que o templo é dentro de cada cristão. É ali o lugar da adoração. Veja só: "19   Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20   Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21   Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22   Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23   Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24   Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4.19-24).
Infelizmente esta visão de um templo como um local de reunião criou graves distorções  no modo de vida e na fé dos cristãos. Criou um modo de vida dualista, dividido entre um viver profano no dia a dia e um dia ou horas dedicados a Deus para adorar em sua "casa". Deus habita em sua casa que é o coração de seus filhos  ("Entretanto, não habita o Altíssimo em casa feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e  a terra, o estrado dos meus pés,; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Não foi a minha mão que fez todas as coisas?" Estevão At. 7.48-50 e "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário(templo) do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes por parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" Paulo I Co. 6.19) e deve ser adorado sem cessar. Lembremos que a prescrição aos levitas era que o fogo no altar jamais devia se apagar. Adoração é muito mais do que alguns momentos de reflexão ou de frenesi , é um modo de vida. É viver com gratidão cada momento de minha e de sua vida, considerando uma dádiva de Deus. É reconhecer que apesar de eu ser indigno da presença de Deus, Ele decidiu habitar em meu coração e compartilhar comigo sua infinta graça e misericórdia, o resto é só cimbalo que retine. Quem tem ouvidos ouça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário