quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A ORAÇÃO SEGUNDO JESUS.

O assunto oração tem muitos comentários, manuais, livros e métodos. As maneiras então são muitos diversas, porém as duas vertentes mais extremas são a tradicional e a pentecostal.
Os tradicionais, representados peças igrejas históricas (batistas, presbiteriana, metodista, congregacional, luterana, etc...) são mais reservados, oram de maneira mais moderada e também com linguagem mais esmerada. Os pentecostais e neo pentecostais são mais barulhentos com muitos glórias, aleluias, e fala Deus, etc. Minha pergunta é: Como Jesus e os discípulos ensinaram a orar? Que grupo estaria certo?
Como escrevi no título, vamos ver como Cristo ensinou, afinal Ele tem autoridade para tal, não é?
Vejamos o texto onde Ele ensina a orar e vamos extrair daí o que precisamos saber sobre o assunto.
"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:5-15.
Vamos pontuar os ensinos para ficar mais fácil.
1) Quando orar não agir como os hipócritas. E como agem os hipócritas( a palavra hipócrita vem do grego e se refere a alguém que usa máscara, o dicionário Michaelis define: hipócrita - hi.pó.cri.ta
adj+s Hipócrita, fingido, dissimulado, cínico.)? De acordo com Jesus eles têm prazer de orar em pé nas reuniões (a dos judeus se davam nas sinagogas), nas esquinas das ruas (lugares públicos). Com que objetivo? Serem vistos pelos homens. Podemos concluir que a cultura da oração para os hipócritas se dá na presença de outros.
2) Este tipo de oração é uma oração de si para si mesmo, toda compensação será o prazer de mostrar a habilidade de orar. Podemos observar isto em outro texto em que Jesus fala sobre o assunto: E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:9-14.
3) Devo orar em secreto, sozinho com Deus. "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6:6. A oração é pessoal, é um momento de intimidade entre Pai e filho e não um espetáculo de linguagem ou unção, não é ferramenta de auto-promoção ou promoção de organizações religiosas, não é chantagem pública a Deus dizendo que Ele tem que cumprir suas promessas, é relacionamento entre o Pai e seus filhos e pais e filhos se relacionam com naturalidade dentro do ambiente familiar, sua casa, seu coração, no seu íntimo.
4) Não usar repetições. Dizem os não evangélicos: porque este povo grita, Deus não é surdo. Alguém tem dúvidas de que Ele não seja surdo? Ora se Deus não é surdo, porque tanta gritaria? Simples, porque confundimos emocionalismo com unção, com poder de Deus. Certa vez disse num culto, um caminhão não mostra poder no seu barulho, ele pode fazer bem mais barulho se eu pisar na embreagem impedindo-o de agir, ele mostra poder quando arrasta, quando move coisas, então, não se impressione com o barulho. Paulo falou muitas coisas sobre isso, mas as igrejas continuam dizendo que a Bíblia é a palavra de Deus e deve ser obedecida, porém, os líderes mesmo não obedecem. Vejamos: "E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 1 Coríntios 14:6-33. Bastaria obedecer a este texto e muitas igrejas seriam bem diferentes. Mas ainda tem o problema das repetições, falam mil vezes a mesma coisa, e aí parece que Deus além de surdo não tem memória. Jesus disse que antes que nosso pedidos cheguem à nossa boca Deus já o conhece, então, basta um pedido. Quanto à unção, ela não é um fenômeno que acontece quando um "santo" ora, porque na parábola de Jesus o "santo" é o fariseu hipócrita. João nos diz que todo cristão tem a unção sobre si (E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. 1 João 2:20) não é privilégio de alguns, é prerrogativa de todos os cristão. Quanto ao Espírito descer sobre alguém, isto era no Antigo Testamento, agora, depois que Ele veio no Novo Testamento Ele permanece com os cristão, Ele é o selo e garantia da salvação e o autentico líder da Igreja de Cristo. Ele não desce sobre igreja alguma em sobre crente algum, se somos de Cristo Ele permanece em nós e sua unção sobre cada um é permanente, não por mérito, mas pela graça de Deus.
5) Pai nosso. Jesus nos ensinou a relacionar com Deus chamando-o de Pai, Paulo disse que se temos intimidade com Ele o chamamos de Abba (paizinho). Ambos nos levam a concluir que o relacionamento com Deus é paternal. Agora pense, como soaria estranho chegar em casa de dizer: Amantíssimo pai, venho diante de ti blá, blá, blá... Cadê a intimidade em tal relação. Começar a gritar então deixaria seu pai em dúvida se te dava uma bronca ou chamava o manicômio pra te botar uma camisa de força. Relacionamento é o que Deus quer de nós, simples como uma família, diário como um bom relacionamento familiar e não restrito a lugares e cerimonialismos.
Este ensino ainda fala da confiança diária na provisão de Deus, do coração limpo pelo perdão diário a nossos ofensores, dá confiança no livramento de Deus, etc...
Espero que apesar de um longo texto, possa ele ser abençoador em tua vida. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário