domingo, 25 de janeiro de 2015

O CRISTÃO E AS BOAS OBRAS.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. ( Paulo) Efésios 2:8-10.

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:14-18.

Quando digo a alguém que fomos predestinados por Deus para a salvação logo vem a resposta: Então eu posso pecar à vontade e ainda assim ir para o céu? Eu pergunto agora, sua salvação depende de sua própria santidade? Deus tem uma balança da justiça e fica pesando nossos atos positivos e negativos pra decidir se nos salva ou não? Se assim for, você acredita que alguém consiga conquistar um saldo tão positivo que tenha um lugar garantido no céu? Você conhece pessoas tão boas que mereçam o céu? 
Vamos lá! 
Olhando para os dois textos acima temos a impressão que os dois escritores estavam em conflito. Talvez a mensagem de ambos tenha provocado conflito no entendimento dos cristãos daquela época porque as posições de ambos parecem conflitantes. Mas, observe que Paulo não excluiu as boas obras do viver dos cristãos, ele diz que elas surgem em nossas vidas conforme Deus planejou para que as executássemos, isto é, não tenho que sair por aí procurando boas obras pra realizar como um escoteiro que precisa praticá-las pra conquistar sua entrada no grupo. Já Tiago diz que minha fé sem obras não tem testemunho. Muitas igrejas usam as palavras de seus membros como marketing e chamam isso de testemunho. Palavras o vento leva, elas precisam de obras que lhes dê consistência, que comprovem sua fidelidade. Temos abundância de palavras e carência de ações resultantes de confissões religiosas. Vamos então estabelecer alguns pontos para reflexão.
1) Nossas obras não têm influência alguma sobre o assunto salvação. Em Efésios 2.8-9 Paulo afirma que somos salvos por meio da fé e que a fé é dom de Deus. Então tudo começa em Deus não em mim ou você. Deus dá a fé a quem quer salvar. O homem não pode gerar fé em si mesmo, então, dizer que pode pecar quanto quiser e no fim se arrepender não é possível, porque é Deus quem quebranta ou endurece o coração. O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.Êxodo 10:27. Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés. Êxodo 9:12. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado. Êxodo 7:13. O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel. Êxodo 10:20. O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4. Deus já escolheu cada um segundo seu propósito quando planejou a existência de cada pessoa, antes mesmo de criar a pessoa e isso não é irracional, a menos que você resolva negar a existência de Deus, isso muda seu pensamento, mas não pode mudar a realidade, se Deus existe ou não não se define por nosso pensamento, mas sim pelo que realmente é, enquanto isso, resta-nos a todos teístas e ateus apenas a fé, que ele existe pra um e que não existe pra outro.
2) Não realizamos boas obras. Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6. O humanismo prega que "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe", assim sendo acreditam que o homem bom faz boas obras enquanto o homem mau faz más obras. Desta maneira dividem a humanidade entre bons e maus. Paulo citando textos do AT afirma que todos somos iguais: maus. Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Romanos 3:9-18. Além de Paulo e Jeremias há muitos outros textos que concordam com estes. Os humanistas se tornam ateus porque são românticos, acreditam na bondade humana e que este homem sendo educado para o bem pode mudar o mundo, porém, percebemos que quanto mais conhecimento o homem tem, mais destrutivo se torna.
3) As boas obras é fruto da natureza de Deus em seus filhos. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:37-44. Jesus está dizendo que há filhos de Deus e filhos do diabo, obviamente não é em termos de criação porque Deus é o único criador, mas em termos de natureza. Pedro usa uma linguagem para mostrar isso: Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pedro 2:22. Na segunda figura do texto ele fala da porca que volta ao chiqueiro. Isto lembra o problema da natureza, não adianta cuidar da porca, lavar, enfeitar etc. ela voltará ao chiqueiro se tiver oportunidade, porque lá é o seu ambiente natural, assim não adianta ao homem a religiosidade e "boa educação" porque se não estiver em sua natureza será sempre hipocrisia. Os eleitos de Deus são seus filhos e possuem a Sua natureza pela ação do Espírito Santo e fazem as obras de Deus naturalmente e não para parecer bom aos olhos da sociedade, ou como resultado de adestramento social.Isso não quer dizer que são melhores, ou impecáveis, continuam humanos, exatamente para que não se tornem arrogantes em relação aos demais. Não sou melhor do que Hitler ou Stalin, Nero ou qualquer outra figura considerada maligna, a diferença entre eu e elas é a manifestação da graça de Deus, algo que não me confere mérito algum pois é dom de Deus. Paulo fala disso em relação a si mesmo: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:18-25. Qualquer homem que seja honesto em relação à nossa natureza humana não pode negar isso, até Jesus disse: E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18. Mesmo sendo filhos de Deus ainda estamos sujeitos à nossa humanidade e não somos perfeitos por conta disso, para que sejamos misericordiosos e gratos a Deus por saber que dependemos dele, apenas não nos sentimos bem com o mau praticado por nós e nem por outros, tentando assim melhorar dia a dia com a ajuda de Deus.
Então, nossas obras não nos salvam, não são boas e são fruto de nossa natureza se não entendermos isso seremos apenas religiosos ou moralistas vomitando religiosidade e hipocrisia. Que Deus nos ajude! Quem tem ouvidos, ouça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário