quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A PROPÓSITO DE SISTEMAS

Muito se fala de sistema em músicas, livros e filmes, porém, pouquíssimas pessoas entendem de fato o que seja.vamos pensar em como se formaram os sistemas a partir de Adão e Eva.
Deus criou um casal, os colocou em um jardim com tudo o que precisavam, diz o textos que eles trabalhavam na terra, certamente para cultivar o que tivessem vontade de ter em quantidade maior do que podiam encontrar procurando pelo jardim ou para ter mais perto de si. Não havia um sistema, era desnecessário, cada qual comia o que queria, quando queria, não se preocupavam com roupas porque viviam nus e todo o jardim era sua habitação. Com o fim desta paz toda com a prática do pecado, que não foi comer uma maçã, mas a busca por conhecimento, pelo envolvimento do ser humano com a razão, começa um novo modo de viver. Os primeiros filhos de Adão foram Abel e Caim. Com eles surge os primeiros sinais de um sistema: o religioso. Diz o Gênesis que ambos queriam agradar a Deus e levaram ofertas a Ele, a oferta de Abel, segundo o texto, foi a que mais agradou a Deus, que neste período falava diretamente com os homens. Caim não gostou de não ter agradado a Deus e nem que seu irmão tivesse atingido o objetivo, então tramou e executou a morte do irmão. Sendo rejeitado por seus pais ele é exilado com sua mulher, que certamente era sua irmã. Lá no exílio ele gera sua linhagem. Erroneamente alguns pensam que Caim saiu de sua a família e encontrou esposa em Node porque as traduções dizem: E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4:17 , não entendendo que conhecer aqui quer dizer "manteve relação sexual".
Enoque cria o primeiro sistema social: uma cidade. Como criador desta cidade, com certeza ele exercia autoridade sobre todos os moradores e os explorava para manter o poder sobre elas. Veja que a cidade recebeu seu nome, isto dá a ideia de posse. Isso acontece em tempos modernos. Leningrado (homenagem a Lênin, já foi São Petersburgo, homenagem ao fundador Czar Pedro, o Grande, foi Petrogrado de 1914 a 1924 e voltou a ser São Petersburgo). 
Depois de Enoque, vem Ninrode que construiu 7 cidades e criou o primeiro império, pequeno é claro, mas para o período em que viveram tudo era pequeno e parecia grande. O motivo pelo qual foi bem sucedido é que ele era um grande caçador. Com sua caça, supria as cidades de couro para roupas, ossos para ferramentas, carne para alimentação, etc. Percebemos que as pessoas vão sendo dominadas porque querem facilidades, lembra o slogan em um supermercado que diz "facilidade trás felicidade", e em segundo plano a escravidão.
Sobre Ninrode a muito o que se falar ainda que a Bíblia faça pequena referência.
O pensar humano é que gera todas estas estruturas, mas engana-se quem pensa que é para o benefício de raça, é apenas por cobiça, por poder e domínio, e para isso é preciso ter riquezas, quem as detêm domina os demais. 
As religiões institucionais não são exceções, elas também vivem e se alimentam desta rede de poder que emana dos sistemas; elas necessitam dos mesmo recursos, de doutrinas, manuais, líderes (hierarquias), estatutos, finanças, etc. Elas não existem para salvar pessoas, até porque não podem fazê-lo, se creem assim negam o sacrifício salvador de Jesus Cristo, negam a necessidade de Jesus vir à terra e morrer pelo pecador. Como dizem os batistas: Só Jesus Cristo salva. Então as igrejas não salvam ninguém.
As instituições religiosas são humanas e como tudo que procede do homem tem o propósito de estabelecer regras e normas pelas quais os homens devem andar e estabelecer hierarquia para normatizar o comportamento de cada denominação. 
Pensemos: se a igreja de Cristo é una, isto é, se Cristo tem uma igreja (lembremos que ele disse minha igreja e não minhas igrejas) então como temos tantas denominações que se dizem igualmente igreja de Cristo e não estão de acordo umas com as outras? Pensemos, Paulo comparou a igreja a um corpo ao qual ele denominou Corpo de Cristo, então se cada denominação fosse uma parte deste corpo, como poderia o corpo funcionar corretamente se as partes deste corpo estão em conflito constante? Se meu corpo tivesse a mesma reação que este "corpo de Cristo", em que uma parte se recusa a agir em conformidade com a outra, por acaso não teriam me colocado numa camisa de força? Ou então, não teriam me internado por estar profundamente doente?
Pois bem, fazer parte do corpo de Cristo nada tem a ver com estar dentro de uma denominação, fazer parte da igreja de Cristo é estar arrolado no livro da vida, é estar selado com o Espírito Santo da promessa, é viver diariamente, em cada segundo e milésimo de segundo sabendo que o Espírito de Deus está presente onde quer que eu esteja, é saber que nada acontece por acaso, mas que crer que Deus está controle é saber que tudo, absolutamente tudo o que acontece está de acordo com seus planos eternos, é não questionar suas ações porque não sabemos de nada e entender que Ele sabe todas as coisas e cada decisão é sábia e amorosa, mesmo que não entendamos, é viver os únicos dois mandamentos deixados por Cristo: amar a Deus com todo coração, alma e mente e ao próximo como a mim mesmo, sem no entanto nos esquecer que nenhuma obra realizada por nós pode nos salvar, pois a única obra a ser realizada já foi realizada por Cristo.
Então, não precisamos de nenhum sistema e nem de defender nenhum sistema, são humanos e não divinos, precisamos aprender com Cristo que ensinou: Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:31-36. Ser igreja é viver num relacionamento com Cristo através do Espírito Santo, nada mais, sem sistemas, porque os sistemas religiosos de hoje são os mesmo dos tempos de Cristo com nomes diferentes. O cristianismo de hoje é o farisaísmo de ontem, com todas as suas implicações. Eles não levam as pessoas pra perto de Deus e sim acabam conduzindo-as pelo caminho da hipocrisia, porque precisam se adequar à religião para progredirem, precisam agradar aos líderes para crescerem dentro do seu grupo e tudo isso acontecia nos tempos de Cristo. Veja o que Ele disse: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Mateus 23:15. Um prosélito é um seguidor de uma religião. As palavras de Cristo são duras, mas verdadeiras. Sei que muitos amigos meus não conseguem se sentir cristão fora de uma denominação, nem estou dizendo que você tenha que sair da sua, só aja se Deus te disser o que estou te dizendo, o Espírito der Deus é quem deve nos conduzir na verdade assim como Cristo ensinou. Sei que esta mensagem mexe com muita gente, mas não posso me omitir. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário