sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

BEHAVIORISMO OU GRAÇA?

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Apóstolo Paulo) Efésios 2:4-10.

Behaviorismo (Behaviorismu behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo PB, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
Behaviorismo Clássico
O Behaviorismo Clássico (também conhecido como Behaviorismo Watsoniano, menos comumente Psicologia S-R e Psicologia da Contração Muscular 3 ) apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.

Talvez o texto acima seja estranho pra você, mas na prática tem muito a ver com o que aprendemos em "igrejas". Alguns filmes trataram deste assunto, porém, em alguns é tão subjetivo que mesmo tendo visto as cenas você não tenha entendido o assunto. Um deles, se não me engano se chama "Inferno de Dante", sobre a erupção de um vulcão. Numa das cenas uma das moças que era cientista diz à outra: Nós fizemos um experimento com um macaco o qual colocamos em um ambiente com dois botões um vermelho e um verde. Ao apertar o verde, nada acontecia, porém ao apertar o vermelho o macaco era eletrocutado mas sentia prazer sexual. A outra disse: já sei, o macaco morreu. A primeira então retornou: Você conhece a experiência do macaco? Ao que a outra respondeu: Não, mas conheço os homens. Entende que a experiência se tratava de bahaviorismo? 
Outro filme no qual aparece a experiência já trata o assunto com mais profundidade, se chama "Controladores de Mentes". Neste filme o autor conta que os EUA a não muito tempo atrás através da CIA teria desenvolvido algumas experiências com cidadãos pobres americanos para detectar entre eles pessoas que poderiam ser usadas para qualquer fim, sem limites, pessoas que obedeceriam qualquer ordem sem hesitar. Bom, saber todo o filme precisa assistir. O método behaviorista está estampado em tudo, desde a seleção aonde buscam voluntários para a experiência pelo valor de U$ 500 no final do dia até às respostas dadas pelas estimulações aos participantes.
Agora, prestemos atenção ao propósito da experiência descrita no último parágrafo: A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. Percebem, trata-se de um sistema que possibilite a prevenção das ações e o controle de cada cidadão. Estas técnicas estão cada vez mais presentes em tudo. O mercado apossou-se desta ferramenta através do marketing e propaganda e instila nos indivíduos a ilusão de que eles necessitam desesperadamente de tudo o que o mercado produz, isso se chama massificação. Estes indivíduos convencidos de que precisam de tudo o que o mercado produz, em todas as áreas, até mesmo na medicina e na educação, se fazem escravos pelo prazer (hedonismo). Escravos felizes não se rebelam, são subservientes, muitos se tornam fanáticos, dependentes, e os dependentes são os mais perigosos porque se sujeitam a qualquer coisa para obterem o que desejam. Mas o sistema privilegia os dependentes, e estes dependentes estão em todos os seguimentos sociais, política, educação, religião, futebol, etc. Estes se tornam líderes porque possuem tanta convicção que convencem os demais com mais facilidade e formam exércitos de zumbis que se entregam sem usar a a mente (oposição à introspecção é exatamente isso), só os sentidos controlados pelos sistema.
O adestramento de animais é um exemplo bem visível desta ferramenta da psicologia. Cada vez que o animal responde positivamente ele recebe uma recompensa, algo que ele goste. Quando o Zé Ramalho compôs a música "Vida de Gado" ele estava pensando nisso, num povo que não pensa, só é conduzido por outros, como disse Lula, um povo que vota com o estômago, recurso que eles usaram muito bem.
Pra que tudo isso funcionasse o indivíduo tem que comprar a ideologia humanista. No humanismo o homem é o centro de tudo. Há várias frases memoráveis de grandes "gênios" estimulando este pensar como: "o homem é o senhor da história", "é você quem faz o seu futuro", "o homem é a medida de todas as coisas", "o homem é senhor de si mesmo", etc. O centro do pensamento, a essência do humanismo é o que se chama livre arbítrio. Neste pensamento é que o homem se torna facilmente escravizável.
Pois bem, como as igrejas entram nessa? Sem que percebessem as igrejas assumiram o discurso do livre arbítrio e foram além do que o homem sem Deus poderia fazer porque o homem religioso condiciona a ação de Deus aos seus atos. Se eu fizer isso Deus fará aquilo e não percebe que inverteu completamente a escala de autoridade. Deus se tornou um gênio da lâmpada que se obriga a fazer o que o "homem santo", o "ungido de Deus" disser que ele vai fazer. Baseado nessa premissa marcam eventos aonde Deus fará milagres, libertará pessoas em escravidão, libertará possessos, trará prosperidade aos pobres e ricos. A Palavra graça perdeu completamente o sentido pra maioria das igrejas modernas.
 Vamos falar de graça então. O que significa a palavra graça?
Quando vemos as faixas dos católicos espalhadas pela cidade há dizeres que aquela faixa está ali por que alguém alcançou uma graça, o que isso significa? Significa que alguém teve um problema que julgava sem solução resolvido por Deus ou algum santo. Como isso aconteceu? Geralmente é fruto de uma promessa, uma novena, uma campanha ou mesmo um pedido feito no desespero com algum compromisso assumido em relação ao abençoador. Este conceito de graça nada tem a ver com o conceito bíblico. Qual é o conceito bíblico? A graça é um favor imerecido, algo que obtive sem fazer absolutamente nada em troca. Inclui ainda algo que seria impossível a mim obter como é o caso da salvação de minha alma. Entretanto as igrejas evangélicas por crer no livre arbítrio fazem as mesmas coisas que o catolicismo, só dão outro nome: campanha, propósito, desafio, etc. Não percebem que neste modelo Deus é behaviorista, ele nos manipula com presentinhos se formos bons, isso na aparência, porque na essência estão negando a graça de Deus, porque se Deus está de alguma maneira abençoando porque temos um mérito qualquer, por menor que seja, não é graça, é conquista, Deus estaria me compensando por ter sido "um bom menino(a)". Numa de suas pregações Silas Malafaia diz que Deus trabalha com recompensa, sinto muito, ele mente, não há nada que possamos oferecer a Deus, ele é o dono de tudo, o Senhor do universo, e também de cada célula de nosso corpo. "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;" Atos 17:24-25. Deus não é behaviorista, ele não está interessado em nos manipular com bênçãos, milagres, curas ou salvação da minha alma. Nós é que tentamos praticar o behaviorismo com Ele quando pensamos em conquistar bênçãos através de nossas práticas religiosas alicerçadas na convicção de um livre arbítrio que torna Deus nosso servo.
Nesta linha de pensamento se torna fácil manipular os mais fracos, digo-lhes que serão abençoados se fizerem isso ou aquilo e eles por desejarem o que está sendo oferecido se entregam ao "líder", ao "homem santo", ao "ungido de Deus" que impiedosamente lhes tira até os ossos. Alguns não são assim tão perversos, mas o sistema é, ele baixa estatutos, regulamentos, doutrinas e cerceia a liberdade dos que se comprometem com ele. Tudo isso pra garantir a entrada no céu, obter um milagre, ser reconhecido como "gente boa", uma posição na hierarquia e assim por diante.
Se você quer realmente viver pela graça em que entender que não temos livre arbítrio, é Deus quem governa o universo, não só a terra, mas todo o universo e que criou todas as coisas, absolutamente todas as coisas, cada molécula, cada átomo, cada partícula de energia com um propósito e não faz sentido ele entregar tudo nas mãos de um ser tão insignificante como o ser humano. O universo é tremendamente imensurável pra nós. Com toda nossa tecnologia não conhecemos quase nada. Somos muito arrogantes em pensar que podemos algo, somos só pequenas partículas do universo, tremendamente pequenas com um ego enorme. Jesus disse que não podíamos coisa alguma e ainda não podemos. Com tudo o que fazemos e conhecemos não passamos de crianças no playground pensando que somos deuses. Quem se rendeu ao humanismo vive exaltando pessoas. Somos todos iguais, não há grandes homens, não há gênios, apenas opiniões diferentes. Os subservientes, que possuem auto-estima baixa precisam exaltar outros homens, talvez para justificar seu sentimento de inferioridade, mas não se engane, Freud não é mais do que você, Darwin, não é mais do que você, nem Sócrates ou Platão, são só seres humanos exatamente iguais, cuja a fraqueza de outros tornou grandes figuras. Não precisamos pensar através deles, podemos pensar por nós mesmos, isso é liberdade na medida que Deus nos concedeu. Jesus ensinou: O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
João 3:8. Nisto consiste nossa liberdade, em se soltar e seguir no vento do Espírito de Deus, experimente!
A graça de Deus é uma atitude que começa e termina em Deus. Deus governa o universo e cuida de Suas criaturas, mas não improvisa, Ele tem um plano eterno que vai além de nossa existência, além do nosso entendimento, além da nossa visão limitada para cumprir o que designou antes da existência do mundo. Quem confia em Deus não se abala com as coisas deste mundo, não anda procurando resposta no pensamento humano e nem se rendendo ao comando de "líderes ungidos e abençoados" mas reconhece a voz do supremo pastor: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
João 10:27-29.
Então, deixemos de lado a ideia de negociar com Deus e vivamos com confiança assegurados por Sua graça. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário