sábado, 10 de janeiro de 2015

O SACERDÓCIO CRISTÃO.

O que é sacerdócio?
Segundo o Aurélio é :
1 Conjunto das funções e dignidade do ministro de um culto qualquer.
2 Carreira eclesiástica.
3 Clero.
4 O que tem um caráter venerável e quase como sagrado; mister nobre, missão elevada.
 O sacerdócio é muito anterior aos tempos bíblicos. No livro "A Cidade Antiga" de Fustel de Coulanges, ele já faz referências em tempos bem anteriores ao judaísmo. Em seu livro ele explica que nas culturas foram surgindo homens que se diziam capazes de manter uma relação mais próxima das divindades por meio de recursos secretos, magia, contato com mortos, manipulação de elementais, etc. o que os tornava intermediários entre o povo e as divindades para interceder pelo povo e buscar orientação para suas vidas. Ele explica ainda que templo era o túmulo, o altar era a parte do túmulo onde se oferecia sacrifícios e outras ofertas para agradar aos deuses.
Esta necessidade de intercessores na cultura grega ganha uma estrutura. Os gregos criam que Deus sendo bom e perfeito não poderia manter contato com os seres humanos que eram impuros, então haviam os demiurgos, seres que faziam a intermediação entre os homens e aqueles entre os homens que conseguiam lidar com os demiurgos se tornavam sacerdotes.
Nas várias culturas estes sacerdotes são chamados de xamã, bruxo, feiticeiro, druida, pai de santo, padre, etc. A ideia é sempre a intermediação entre o divino e o humano.
No judaísmo surge com Moisés e Aarão. Quando Moisés está no deserto com os Hebreus rumo à terra prometida o povo começa a deixar Deus de lado e se lança em cultos antigos dos egípcios fundindo um bezerro de ouro. Isso ocorre porque na saída do Egito, muitos egípcios se uniram ao hebreus em direção à terra prometida e acabaram por influenciar os hebreus enquanto Moisés estava no monte por 40 dias. Este episódio termina com muitos mortos. Então Deus estabelece um sacerdócio com a família de Levi, representada naquele momento pela família de Aarão. Assim Deus ordena a construção do Tabernáculo que é um templo de tecido que passa a fazer parte da caminhada dos hebreus pelo deserto.
Quando chegam à terra prometida eles erguem o templo em Quiriate-Jearim e deixam ele lá. Davi então pede a Deus para edificar um templo e colocar todos os objetos do tabernáculo nele. Deus diz a Davi que Salomão edificaria o templo. Davi se dedica a planejar o templo e o serviço sacerdotal e a vida dos judeus se dá em torno do templo. Para os judeus, havendo um só Deus, sendo este templo a casa de Deus então haveria um só templo, assim como só os levitas poderiam ser sacerdotes.
No período da divisão dos reinos de Israel os samaritanos construíram outro templo, porém, sabendo que nenhum templo seria respeitado sem a presença de levitas, eles convenceram alguns levitas a assumirem o templo de Samaria. Este se tornou um grande problema entre os judeus.
Bom, entendido o que a história diz vamos ao cristianismo.
Existem sacerdotes cristãos? Sim. 
Como são eles? Eles não são sacerdotes dentro das convenções anteriores porque eles não são mediadores. O que quer dizer isso? Quer dizer que eles estão têm a mesma função dos sacerdotes narrados anteriormente. Não são mais hábeis pra lidar com divindades e nem manipular demiurgos ou elementais ( como fadas, gnomos, duendes, elfos, dragões, anjos, etc.). 
Quem são eles? São todos, indistintamente todos os cristãos verdadeiros (lembre-se que o joio e o trigo crescem juntos). O Apocalipse diz: João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Apocalipse 1:4-6. E ainda: 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.Apocalipse 5:9-10. 
Jesus começa a mostrar que n'Ele tudo estava mudando, inclusive o sacerdócio. Vejamos o que diz Ele a mulher samaritana: Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. João 4:19-26. Jesus está dizendo que não temos mais necessidade de templos, sacerdotes ou rituais, porque a adoração acontece em nossos espíritos, somos nós mesmos os templos onde Deus mora e não edificações humanas. 
Sobre isto o apóstolo Paulo também escreveu: E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:22-31. Então, Deus não habita em templos feitos por homens e sim nos seres que ele mesmo criou. Deus não precisa de nada que possamos oferecer-lhe, nem bens e nem rituais, ele já mora em cada cristão e vive neles, portanto, não podemos fazer nada pra conseguir bênçãos ou "graças". Em I Co ele diz: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16. Novamente, Deus habita em nós e não em templos, sem templos sem sacerdotes, ou melhor, cada um de nós é sacerdote de seu próprio templo que é o nosso corpo. Mais um texto: E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:16
Conclusão, Deus habita em nós e somos sacerdotes de Deus, todos temos acesso à sua presença e não necessitamos de intermediários ou rituais, podemos e devemos adorá-lo em todo tempo, conviver e nos relacionar com nosso Abba, nosso paizinho em intimidade constante, não é privilégio de alguns porque disse Tiago: Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11. Então, pessoas que vivem alegando mais intimidade com Deus são na verdade indivíduos arrogantes com pretensão de conduzir os demais em seus caminhos presunçosos. Quem tem ouvidos, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário